Comissão de Educação da Medicina Veterinária discute diretrizes curriculares e proposta de novos cursos durante primeira reunião da nova gestão

26/05/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

""

A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) iniciou as discussões de projetos para a nova gestão, durante reunião realizada de 19 a 21 de maio, na sede do CFMV. A Comissão é formada pelos médicos veterinários Antonio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk, João Carlos Pereira da Silva, Marcelo Diniz dos Santos, Rogério Martins Amorim, Marcelo Hauaji de Sá Pacheco e Rogério Magno do Vale Barroso.

Um dos temas tratados no encontro foi a consolidação da proposta de análise e da atualização das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). “As diretrizes têm mais de dez anos de existência e novos paradigmas da formação profissional foram incorporados. Por isso é necessária a atualização”, acredita o presidente da CNEMV, Antonio Felipe Wouk.  

Na nova gestão, a Comissão pretende ainda dar continuidade a outra tratativa iniciada com o MEC, no sentido de colaborar com mecanismos de requalificação do banco de avaliadores do Ministério para os cursos de Medicina Veterinária. “Existe uma heterogeneidade na capacidade de avaliar com precisão e nossa ideia é desenvolver um curso presencial de recapacitação dos avaliadores”, explica Wouk.

A reunião também discutiu a realização de cursos à distância. O primeiro está sendo tratadp em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na área de Defesa Sanitária Animal. Já outra proposta é voltada à gestão acadêmica com o intuito melhorar a qualidade da administração acadêmica dos cursos de Medicina Veterinária.

O Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem (saiba mais) também receberá atenção especial da CNEMV, segundo o grupo. O projeto foi idealizado pelo Conselho Federal com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das DCNs. A Comissão deve realizar, a partir do segundo semestre, palestras motivacionais em algumas das Instituições de Ensino visitadas.

"Desejamos implementar as reformas nas diretrizes curriculares das instituições de ensino superior da Medicina Veterinária, colocando a nossa educação na vanguarda do ensino, formando profissionais que sejam capacitados e habilitados a atender a demanda da sociedade. Queremos o engajamento de todas instituições nesse processo para podermos atingir nossos objetivos", afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Seminário

O XXII Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária foi outro tema debatido, com a proposta de ser realizado de 26 a 28 de novembro de 2015, em Brasília (DF), com o tema central “Avaliação e gestão acadêmicas nos cursos de Medicina Veterinária”. Segundo Felipe Wouk, uma questão crítica nos cursos de Medicina Veterinária é a avaliação. “Temos a possibilidade de torná-la um novo momento de aprendizado”, acredita.

A próxima reunião da CNEMV está prevista para o início de julho.

Assessoria de Comunicação do CFMV